Fertilizantes alternativa para correção do solo na jardinagem

04/02/2023
correção do solo na jardinagem

 Fertilizantes alternativa para correção do solo na jardinagem. Portanto, os fertilizantes amplamente utilizados para melhorar a qualidade do solo e estimular o crescimento das plantas. A maior parte dos alimentos que compramos nos supermercados com certeza ficam com o produto para aumentar a produção.

Há dois tipos principais de fertilizantes: orgânicos e sintéticos. Antes do uso dos fertilizantes sintéticos, nossos antepassados utilizavam meios orgânicos, mas hoje em dia os fertilizantes sintéticos são mais comuns. No entanto, nos últimos anos houve um crescente interesse pelos métodos orgânicos. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens.

Ao escolher o tipo de fertilizante para suas plantas, o jardineiro pode se perguntar sobre as diferenças entre fertilizantes orgânicos e inorgânicos. Embora ambos sejam benéficos para o crescimento da planta, há diferenças significativas. Alguns jardineiros podem achar que os fertilizantes sintéticos têm mais desvantagens do que vantagens, enquanto outros podem pensar o mesmo sobre fertilizantes orgânicos. Alternativas aos fertilizantes incluem correções do solo, adubos caseiros e outras práticas de manutenção do solo.

Receba Atualizações

Insira seu email abaixo e comece a receber dicas, novidades e atualizações do "Blog Zoonews"

Fertilizantes orgânicos:

O fertilizante sintético ou inorgânico é uma substância fabricada artificialmente. Está amplamente disponível nas lojas de jardinagem. Ele geralmente contém ingredientes como sulfato de amônio ou fosfato de amônio e vem em uma forma concentrada que precisa diluir para evitar prejudicar as raízes das plantas. Em seu rótulo, há três números que representam a quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio, que são macronutrientes cruciais para o crescimento saudável, a formação de raízes fortes, e a produção de flores e frutos.

As plantas também necessitam de micronutrientes e minerais, que nem sempre encontrados nas formulações químicas de adubos. A dosagem para aplicar depende da saúde do solo, umidade e variedade da planta. É fácil aplicar excesso de fertilizante em solos já ricos em nutrientes, causando um crescimento fraco e pernalta, além de possível poluição de fontes de água subterrâneas e superficiais. Fertilizantes sintéticos contêm quantidades elevadas de sais devido ao teor de nitrogênio, o que pode causar queimadura e danificar as raízes. Por vezes, é preferível considerar alternativas ao fertilizante de nitrogênio para evitar esses danos.

Fertilizante orgânico de alimentos ou dejetos:

Os alimentos orgânicos para plantas podem ser encontrados em diversas formas, incluindo compostagem feita a partir de restos domésticos ou resíduos de jardim. Outras opções incluem minhocários, adubagem de peixe, esterco, cama de galinha, fosfato de rocha, farinha de ossos, algas marinhas e ureia diluída. Estes tipos de fertilizantes são uma maneira eficaz de nutrir o solo e estimular o crescimento das plantas.

Receba Atualizações

Insira seu email abaixo e comece a receber dicas, novidades e atualizações do "Blog Zoonews"

Os fertilizantes orgânicos podem ser adquiridos de muitas fontes, e eles são amplamente disponíveis. A liberação lenta dos nutrientes no solo pelos fertilizantes orgânicos é menos prejudicial às raízes das plantas do que os produtos sintéticos.

No entanto, o uso excessivo de esterco fresco, que tem altos níveis de nitrogênio, pode prejudicar as plantas. É melhor optar por adubos mais velhos que tenham perdido seu “calor”. Além disso, o composto que não foi curado corretamente pode causar danos ao jardim. Quando usados ​​corretamente, os adubos orgânicos alimentam as plantas, aliviam o solo e atraem insetos e organismos benéficos para o jardim.

Receba Atualizações

Insira seu email abaixo e comece a receber dicas, novidades e atualizações do "Blog Zoonews"