Infraestrutura de TI: Como funciona a área

Para quem tem o interesse de entender todo o funcionamento da Infraestrutura de TI de uma empresa, é necessário e importante ter um maior conhecimento da infraestrutura. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre esta área da tecnologia da informação.

História da infraestrutura

Historicamente, o termo “infraestrutura” é usado como uma forma de descrever as estruturas complexas e grandes de serviços públicos, projetos militares e projetos civis. 

O que é infraestrutura de TI

Este termo foi usado pela primeira vez usado na França em 1875 para descrever o planejamento ferroviário. 

Além disso, antes de 1700, o que foi chamado infraestrutura começou com canais e estradas usados ​​para irrigação e transporte. De 1800 ao início de 1900, foram acrescentadas infraestruturas de eletricidade, ferrovias, telégrafos, esgoto / água, metrô e comunicações telefônicas. 

Com o desenvolvimento da tecnologia da computação básica à Internet e outros campos, as operações comerciais tornaram-se rapidamente dependentes da tecnologia. Portanto, com o tempo, a Infraestrutura de TI se tornou a espinha dorsal do negócio.

Atualmente, o termo é usado para cobrir os fundamentos, relacionamentos e componentes estruturais cada vez maiores de estruturas de negócios integradas. O termo vem do francês infra, que significa a seguir. Isso destaca a necessidade de uma base sólida para apoiar uma forte estrutura organizacional.

A seguir está uma lista de áreas comumente chamadas de infraestrutura: hardware de tecnologia, software, redes, instalações, utilitários de lixo, telecomunicações, utilitários de energia, rodovias, utilitários elétricos, ruas / estradas, utilidades da água, pontes, ferrovias e aeroportos.

O que é infraestrutura de TI?

O objetivo do CEO de hoje é operar com eficácia a infraestrutura técnica que dá suporte aos objetivos da empresa. Parte dessa responsabilidade inclui o aumento do valor comercial por meio da otimização da recuperação e dos relatórios de informações. 

Além de oferecer respostas ágeis e proativas para utilizar tecnologia e informações para se adaptar rapidamente, também pode melhorar a experiência do usuário final.

No entanto, para cumprir essa difícil tarefa, a liderança de TI conta com inúmeros elementos intangíveis e tangíveis que constituem a espinha dorsal técnica de uma organização, ou seja, o suporte de TI.

A infraestrutura de TI é composta por aqueles elementos que suportam a disponibilidade e o gerenciamento de informações e dados. 

Isso inclui instalações e hardware físico, como recuperação de dados, data centers e armazenamento, interfaces legadas e software, sistemas de rede para apoiar os objetivos de negócios da empresa. 

Também a estrutura inclui manutenção, atualizações, procedimentos, políticas, testes, treinamento e recrutamento.

Por que é importante entender como funciona a área de TI?

Na verdade, todos os que trabalham na empresa são afetados por meio da infraestrutura de TI todos os dias. Isso inclui nuvens. Afinal, desde que tudo esteja bem, a infraestrutura que executa o app é geralmente ignorada. 

Atualmente, com a tecnologia, estamos acostumados a simplesmente confiar em programas de gerenciamento para concluir seu trabalho. Em outras palavras, garantirá que as máquinas virtuais sejam protegidas contra falhas em circunstâncias normais.

No entanto, existem casos de baixo desempenho do banco de dados. Aqui, entender como funciona a infraestrutura de TI, poderá ajudar a determinar o que deu errado com o app. 

Porém, um entendimento básico de como funciona a TI só melhora o desempenho do app. 

Afinal, ao entender o ambiente sob o aplicativo, é mais simples entender as causas dos potenciais problemas. Desta maneira, podemos dividir a infraestrutura de TI em três principais componentes: armazenamento, computação e rede. 

Em outras palavras, pode assim dizer que todo e qualquer componente que faz parte da infraestrutura de TI, são construídos devido a esses elementos. 

Incluindo aplicativos e máquinas virtuais. No entanto, a infraestrutura de TI inclui até alguns outros componentes básicos.

Quais são os componentes de uma infraestrutura de TI e como eles funcionam?

A maneira como a infraestrutura de TI funciona é uma combinação de software, hardware, recursos humanos e rede, permitindo que as organizações forneçam serviços de tecnologia da informação às pessoas na organização. 

Há diversos componentes principais na infraestrutura de TI. O mais óbvio é o hardware. Afinal, os serviços de TI são impossíveis sem hardware. Em outras palavras, as organizações precisam de computadores switches, desktop, servidores, roteadores e outros equipamentos.

Pessoas

Porém, o mais importante é o fator humano, isto é, a pessoa responsável em organizar todo o setor da infraestrutura de TI. 

Os profissionais de TI, tanto aqueles que administram redes quanto aqueles que desenvolvem ou administram o sistema, analisaram as necessidades da organização e determinarão qual software e hardware podem fazer o trabalho.

Eles podem simplesmente comprar soluções existentes ou construir algo do zero, como eles escolhem nuvem ou em soluções locais com base em suas necessidades. 

No entanto, lembre-se que cada um destes componentes da infraestrutura de TI depende um do outro. Considerando que, qualquer setor, empresa ou departamento precisa de software, hardware e redes para funcionar. 

Por tanto, estes e outros componentes serão inúteis se não forem adquiridos, configurados e mantidos em execução manualmente.

Internet

Hoje, a Internet é fundamental para a realização de negócios modernos, assim a conectividade de rede torna-se crucial, mas os funcionários contam com serviço de telefonia via VoIP, e-mail e até mesmo com o acesso à Internet. 

Dessa forma, a conectividade com a Internet é absolutamente necessária. No entanto, pense em quantas outras máquinas precisam ser conectadas entre si. Isso significa instalar configurar hubs e fios, roteadores e switches.

Hardware

No entanto, sem o hardware, o software é inútil. Em outras palavras, o software não é menos importante para a infraestrutura de TI do que o hardware. O software típico para organizações inclui apps de produtividade, gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e planejamento de recursos empresariais (ERP). 

Alguns destes apps podem ser adquiridos imediatamente, já outros podem ser criados e desenvolvidos por determinados setores na área do TI. Nesse caso, podemos dizer que tudo irá depender de diversos fatores, como a necessidade da organização.

Exemplo: componentes de bancos de dados

Um exemplo, em termos de armazenamento, diferentes aplicativos têm diferentes requisitos de capacidade e desempenho. Pode haver um banco de dados bastante pequeno que não exija bastante capacidade de armazenamento. 

Porém, o dispositivo de armazenamento usado pelo banco de dados deverá estar conectado ao servidor. Isso é feito usando a rede, seja uma rede tradicional baseada em IP ou uma rede de área de armazenamento (SAN). Também o desempenho deste componente dependerá dos recursos de computação disponíveis, como memória e CPU. veja tambem WhatsApp vai lançar o recurso de ‘transcrição de voz’ que converte anotações de voz em texto

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