Plantar tomate em garrafa pet, uma ótima maneira de cultivar suas próprias plantas em pequenos espaços, ou seja, como apartamentos ou varandas.
Além disso, uma opção ecológica, pois reutiliza uma garrafa que descartada de forma inadequada. Venha aqui com a gente no site, e saiba como plantar tomates em garrafas pet, e aproveitar para ajudar na preservação da natureza.
1- No entanto, escolha uma garrafa pet limpa e seca. Corte a garrafa ao meio, com uma faca ou tesoura.
2-Faça furos no fundo da garrafa para drenagem. Isso evitará que as raízes fiquem encharcadas e apodreçam.
3-Encha a garrafa com terra. Use um adubo orgânico para colocar mais nutrientes a terra.
4-Escolha as sementes de tomate. Pode ser uma variedade determinada ou misturada, depende do gosto pessoal.
5-Plantar as sementes na terra e cubra com uma camada fina de terra.
6-Regue as sementes e coloque a garrafa em um local ensolarado. Certifique-se de que a garrafa receba pelo menos 6 horas de sol por dia.
7-Aguarde a germinação das sementes. Isso geralmente leva de 7 a 10 dias.
8-Quando as plantas atingirem cerca de 15 cm de altura, é hora de transplante-las para vasos maiores ou para o jardim.
9-Lembre-se de regar regularmente as plantas e de adicionar adubo orgânico quando necessário. Com um pouco de cuidado e paciência, você terá deliciosos tomates frescos cultivados em sua própria garrafa pet.
Além disso, preparação adequada do solo é fundamental para o sucesso do plantio de tomate. Mas, aqui estão alguns passos para preparar a terra para o plantio de tomate:
Então, escolha um local ensolarado para plantar os tomates. Eles precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia para crescer bem.
Faça uma análise do solo antes de plantar. Isso ajudará a determinar quais nutrientes o solo precisa e se ele tem o pH adequado para o tomate.
Adicione matéria orgânica ao solo. Isso pode incluir composto, esterco de cavalo ou galhos triturados. A matéria orgânica ajudará a melhorar a fertilidade do solo e a retenção de umidade.
Adicione calcário ao solo se ele for ácido. O tomate precisa de solo com pH entre 6,0 e 6,8 para crescer bem.
Arrume o solo. Remova as crostas do solo e nivele o terreno.
Faça buracos para as mudas. Os buracos devem ser cerca de 15cm de profundidade e devem ser espaçados cerca de 1 metro uns dos outros.
Adicione adubo orgânico ao buraco. Uma colher de sopa de esterco de vaca curtido ou uma colher de sopa de adubo granulado é suficiente para cada buraco.
Plantar a muda de tomate no buraco e cubra com terra, pressionando levemente para fixar a planta.
Regue bem as mudas após o plantio e continue regando regularmente para manter o solo úmido.
Lembre-se de manter o solo sempre úmido, mas evite encharcamentos, pois isso pode causar doenças no tomate. Além disso, mantenha o solo limpo e livre de ervas daninhas para garantir que as plantas de tomate tenham acesso a todos os nutrientes e água que precisam.