Como plantar açafrão da terra passo a passo. Aprenda a cultivar açafrão em casa e aproveite os incríveis benefícios para a saúde dessa especiaria.
Como plantar açafrão da terra? Então, em casa é muito fácil! Um termo muito popular no Brasil, o açafrão da terra, ou cúrcuma longa, um rizoma, parte da raiz da planta. Estritamente falando, o açafrão é na verdade uma especiaria rara extraída dos pistilos das flores de Crocus sativus, uma planta da família Iridaceae.
A cúrcuma, ou cúrcuma, é uma planta nativa da Ásia que dá origem a uma especiaria com uma cor amarela intensa. Pode ser usado como corante natural para tecidos e também é conhecido por suas propriedades medicinais. Graças à curcumina, nome do pigmento encontrado nela, que possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Veja aqui como plantar açafrão da terra passo a passo. Com efeitos antialérgicos, digestivos, inibidores de gases intestinais, anti-inflamatórios e cicatrizantes, o açafrão pode tratar vários problemas de saúde, como doenças respiratórias.
Quando você aprender a cultivar açafrão, poderá ter todos esses benefícios em casa e aproveitá-los sempre que quiser.
1. Para cultivar açafrão, você precisará de um pedaço de rizoma de planta (raiz gordurosa ou tubérculo) com botões (olhos). Se você decidir plantar açafrão em vasos, escolha um modelo grande com boca bem aberta. Com cerca de 50 cm de profundidade, pois a planta precisa de espaço para se espalhar. Para que esta raiz seja cultivada tem que ter um espaço de 50cm X 70cm entre cada planta.
2. Recomenda-se a utilização de apenas um rizoma por cova ou vaso. O local deve ser mantido livre de pragas e doenças e devem ser realizados os tratos culturais necessários. Recomenda-se também adubação orgânica suplementar 30 dias após o plantio.
3. Deve-se cuidar com a geminação em baixa temperatura, pois vai ser muito lenta, sendo assim os rizomas podem apodrecer ao invés de germinar. Aliás, a temperatura do solo deve estar entre 20 e 35 graus, com sol direto.
Então, esta temperatura não é difícil de manter no Brasil. Se você mora em uma área fria, tente configurar uma câmara de germinação com uma almofada de aquecimento. Ou use um pequeno abajur, refrigerador e termômetro.
4. Lembre-se que o solo precisa ser argiloso, rico em matéria orgânica e fértil. Certamente sempre bem drenado, Sendo assim, que para preparar o solo deve ter uma mistura de areia e esterco bovino, em uma mistura de 3 x 1. Esterco de galinha ou composto orgânico também é uma boa alternativa. As covas devem ser cavadas com aproximadamente 4 cm de profundidade.
5. A irrigação deve ser feita com lâmina diária sobre toda a planta.15 dias antes de iniciar a colheradas flores, que será feita com as mãos, a operação deve ser suspensa. Aliás, dentro de 120 dias depois de plantar, aparecem as flores, e elas já podem ser colhidas.
6. Lembre-se de que o cultivo de açafrão em recipientes requer vigilância extra, pois seca muito mais rápido do que no solo. Então, lembre-se de plantar a raiz em vasos com o fundo feito para drenagem certos, e regue sempre com regularidade, para que fique com umidade constante e muito uniforme.
7. Sem muitos problemas de pragas ou doenças, que podem trazer alguma preocupação. Então se o solo não estiver muito úmido ou muito seco, isto pode tornar o solo muito vulnerável. Se tiver caracóis ou lesmas, a solução necessária é colocar terra de diatomáceas
8. Um bom indicador de onde os rizomas foram colhidos é quando a parte aérea da planta seca cai no solo após a floração. Cerca de dez meses após o plantio. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos e o pó obtido por moagem pode ser utilizado como tempero e corante. A planta costuma ter uma altura média de aproximadamente 37 cm e uma média de oito folhas.
9. Colha as raízes de açafrão no final da estação e guarde algumas para começar a plantar no próximo ano. Mas, lembre-se de que o açafrão está pronto para ser colhido quando as folhas e o caule começam a ficar marrons e secos. Aliás, cerca de sete a dez meses após o plantio. Portanto, corte os caules cerca de um centímetro acima da massa do rizoma e lave-os bem antes de comer.
10. A cúrcuma longa tem folhas e flores, e são comestíveis também, e se utiliza em diversas receitas culinárias.
Certamente o açafrão é plantado sempre no inverno, para que tenha condições de colher no outono, ou até mesmo no inverno seguinte. Portanto, sendo planta tropical, o clima brasileiro é muito bom para a raiz.
Ou seja, o açafrão da terra, fica sempre fresco se ficarem na geladeira, por mais ou menos seis meses, em sacos plásticos ou em um pote fechado hermeticamente.
Portanto, se quiser, guarde-os no congelador para que durem mais. Faça sempre a reserva de algumas para replantar seus rizomas.
Então, você também pode fazer seu próprio pó de açafrão. Mas, ponha os rizomas depois de limpá-los em uma panela e cubra com água, em seguida ferva até cozinhar, quando você puder furar com um garfo com facilidade. Sendo assim, dependendo do tamanho do Rizoma, pode demorar para cozinhar de 45 a 60 minutos, ou até mais tempo.
Portanto, escorra os rizomas cozidos, esfregue a casca com os dedos (opcional) e seque-os ao sol por algumas horas. Mas, em um desidratador ajustado para 140 graus até que fiquem quebradiços e quebrem perfeitamente quando você tenta dobrá-los.
Enfim, deve moer as raízes secas no moedor especial. lembre-se de usar luvas para manusear o açafrão, pois eles mancham as mãos.