Produtividade das galinhas como aumentar veja esta dica. Olá, galera! Hoje, vou mostrar como tratar suas galinhas de forma eficaz, para dar um choque de produtividade. Parte do tratamento também serve para aves mais jovens.
Bom, para começar esse tratamento, eu inicio com o uso de vermífugo. Eu recomendo o Proverme, que é muito eficaz. Já usei o Provermin também, mas prefiro o Proverme. Ele vem em uma embalagem com 28g, que pode ser misturado na ração ou na água. Eu prefiro misturá-lo na água, pois essas 28g podem ser misturadas em 12 litros de água, para aumentar a produtividade das galinhas .
O ideal é iniciar o tratamento de manhã com as aves em jejum, pois isso faz com que elas consumam a água com o vermífugo logo que você liberar os bebedouros. Um saquinho de vermífugo desse dá para tratar 200 aves com até 60 dias de vida e 100 galinhas adultas. Você deve fazer o tratamento em um dia e repeti-lo após 25 dias. Depois disso, recomendamos esperar alguns meses antes de repetir o tratamento novamente para ter produtividade das galinhas .
Bom, as galinhas são propensas a contrair vermes parasitas, como a singamose e a lombrigase, entre outros. Embora nem todas as espécies de vermes sejam prejudiciais para o sistema do frango, outros podem causar perda de peso, falta de produção de ovos e até mesmo a morte. As galinhas criadas soltas, como as minhas, estão mais propensas à verminoses, pois podem adquirir esses vermes nos piquetes. A transmissão, geralmente, ocorre mediante a ingestão de ovos de parasitas, através de água e alimentos contaminados. Outros fatores que favorecem a infestação dos animais são a higiene inadequada dos galpões, alta densidade de aves e erros de manejo sanitário. Então, de nada adianta servir ração de qualidade e água de boa qualidade, se as aves estão cheias de vermes.
Quanto ao período de carência após o uso desse vermífugo, o abate pode ser feito após 5 dias e o consumo dos ovos, após 4 dias. Outro tratamento que faço relacionado aos ectoparasitas, como piolhos, ácaros e carrapatos. Observo se não há infestação deles nas galinhas ou no galinheiro em geral, e o mínimo sinal já é motivo para tratá-las com Pulfo. Essas pragas são tão danosas às aves quanto as verminoses. É importante lembrar que a troca de cama e limpeza do galinheiro ajudam a evitar todas essas coisas. Agora, é hora de partir para a parte nutricional.
As galinhas estando bem limpinhas, sem problemas de saúde ou sanitários, terão um aproveitamento muito melhor com relação à alimentação.
Sempre que vermifugar as aves, recomendamos dar vitaminas a elas, como o vitagold. 2 ml por litro para aves com até 30 dias de vida, 1 ml por litro para aves com 30 a 90 dias, e 0,5 ml para aves acima de 90 dias. Meio ml é igual a 10 gotas.
O tratamento com o vitagold, feito pelo menos durante três dias a cada mês. É um suplemento vitamínico muito bom, que contém vitamina A, vitamina B1, vitamina B12, vitamina D3 e um suplemento de cálcio muito bom, a farinha de cálcio, que além do cálcio tem sódio, fósforo, magnésio, enxofre e flúor.
1kg deste suplemento misturado em 50 kg de ração. Recomenda-se 1g por dia para aves em crescimento e 3g diários para galinhas adultas, essa quantidade é por ave.
Melhora a qualidade da casca dos ovos e a conversão alimentar. Lembrando que a fórmula da ração continua a mesma: Milho moído, farelo de soja, núcleo de postura, calcário calcítico e sal.
Após esse tratamento, os resultados são quase imediatos, 2 dias depois já é possível ver uma melhora considerável na produtividade das galinhas, aumento do número de ovos e da qualidade da casca.
Não recomendamos adicionar o suplemento de cálcio na ração dos frangos em crescimento, pois eles já possuem o cálcio presente no núcleo e no calcário. Enfim, espero que essas dicas possam ajudar muitas pessoas. Um abraço a todos e fiquem com Deus, tchau!