6 Hortaliças que dão mais lucro na hora de vender. Nestes tempos de incerteza, em que é melhor passar mais tempo em casa, uma horta pode não só ajudar nas suas finanças pessoais, mas também no seu rendimento pessoal ou familiar.
Você terá hortaliças saudáveis prontos para comer e vender. No texto de hoje mostraremos, portanto, os tipos de vegetais mais rentáveis.
Confira nossas dicas aqui no site e veja as 6 hortaliças mais rentáveis no Brasil.
A alface é uma das hortaliças mais cultivadas e consumidas no Brasil e no mundo. Este vegetal possui diversas variedades que diferem em cor, textura, tamanho, etc. Contém vitaminas A e C, além de minerais como fósforo, ferro, cálcio e fibras.
O solo deve ser fértil e ter matéria orgânica suficiente e com sistema de drenagem eficiente. O pH ideal está entre 6 e 7. Essa hortaliça pode ser colhida entre o 55º e o 130º dia após o plantio.
A parte mais consumida da cenoura é, obviamente, a sua raiz primária, que pode ser consumida crua, cozida e de diversas outras formas. É rico em vitaminas A, E (do complexo B), C, K, sais minerais como cálcio e ferro e tem poucas calorias.
As cenouras preferem o sol direto, mas se houver boa iluminação também podem ser cultivadas em sombra parcial. Já o solo perfeito é profundo, cheio de matéria orgânica, leve, com drenagem eficaz e pH que varia entre 6 e 7,5.
Sua rega deve ser constante, mas tome cuidado para não ficar encharcada. E a colheita dessas hortaliças pode começar de 60 a 120 dias após o plantio.
A famosa cebolinha pode crescer até 50 cm quando em flor. É mais frequentemente usado como tempero para uma ampla variedade de receitas. Entretanto, devem cultivar tanto à sombra parcial como sob luz solar direta.
Em locais mais ensolarados, porém, é interessante que essas hortaliças fiquem protegidas do sol nas épocas mais quentes. Portanto, o melhor solo para a cebolinha é aquele que possui bastante matéria orgânica, boa capacidade de drenagem e pH que varia entre 6 e 7.
O ideal é ter uma boa irrigação, mas não tanto a ponto de encharcar o solo. A colheita pode começar entre 75 e 90 dias após o plantio das sementes ou 60 dias após o transplante das mudas.
Uma das frutas mais consumidas no mundo, é fonte de potássio e vitaminas A e C. Suas principais variedades são Agroindustrial, Italiana, Cereja, Salada e Santa Cruz. Todos precisam de uma boa fertilização e crescem melhor em áreas altas com boa luz solar.
Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste o plantio pode fazer o ano todo, com melhores resultados no Sul entre setembro e fevereiro, e no Norte de março a julho. A colheita das hortaliças vão 100 a 120 dias após o plantio.
As folhas de espinafre são muito nutritivas, mas é recomendável não consumi-las em quantidades excessivas porque contêm muito oxalato, composto químico responsável pela formação de cálculos renais.
Cresce bem tanto à sombra parcial como ao sol direto, mas deve proteger da luz solar direta durante as horas mais quentes do dia.
O solo deve ter grande capacidade de drenagem e também deve ser fértil e rico em matéria orgânica e nitrogênio; com um pH na faixa de 6 a 7,5. Precisa de umidade, mas não de imersão.
Se quiser colher esse vegetal, é melhor fazê-lo quando a planta tiver pelo menos 6 folhas. Isso geralmente ocorre 40 a 120 dias após o plantio.
A endívia pode atingir o tamanho de 15 a 20 cm, seu sabor amargo e melhor utilizada em saladas. Suas flores podem utilizar ou consumidas na decoração de pratos.
A endívia é um vegetal que não gosta de luz direta, por isso é melhor mantê-lo em um local com sombra, mas com bastante luz solar. O melhor tipo de solo é com muita matéria orgânica e neutro; seu pH deve estar em torno de 7.
Quanto à irrigação, é necessário mantê-la sempre úmida e regá-la regularmente. Para a colheita, colheremos as folhas entre o 50º e o 60º dia após o plantio.