Vender e-books na Amazon é possível ganhar dinheiro? Ou seja, se você possui uma livraria, tem direitos de distribuição de livros ou deseja iniciar um negócio online, vender e-books na Amazon é uma opção que vale a pena considerar.
Ou seja, o e-commerce é referência na hora de comprar livros pela internet, e você pode usar sua credibilidade e reconhecimento no mercado para expandir seu negócio. Mas, veja como vender e-books na Amazon.
Na categoria de livros da Amazon, você pode vender livros físicos novos e usados, além de revistas, jornais, quadrinhos e outros tipos de publicações. Nenhuma aprovação prévia é necessária para iniciar as vendas.
O primeiro passo para vender na Amazon é definir qual plano de venda melhor se adapta ao seu caso. Você pode escolher entre um plano individual ou profissional.
O plano Individual é recomendado para quem pretende vender até 10 produtos por mês, pagando R$ 2,00 por item vendido + comissão.
Se você planeja vender mais de 10 livros por mês, o plano Profissional é a melhor escolha. Há uma mensalidade de R$19,00 por mês, sendo os 3 primeiros meses grátis + comissão.
Ao definir seu plano de vendas, você precisará criar uma conta no Seller Central, que é um programa onde você pode gerenciar sua loja. Para se registrar, você deve fornecer seus dados de contato, nome, endereço, e-mail e telefone, juntamente com um comprovante oficial de identidade. Não é obrigatório ter CNPJ, também é possível utilizar CPF.
Depois de criar sua conta do Seller Central, é hora de configurar seu perfil de vendedor. Para isso, faça login e depois clique em “informações da conta” e cadastre CPF ou CNPJ válido, endereço de e-mail, cartão de crédito e sua conta bancária.
Insira também informações sobre sua empresa: nome público, endereço comercial, pessoa jurídica e endereço oficial.
Basta seguir o processo passo a passo de registro de vendedor, adicionar suas informações pessoais e financeiras e em breve você estará vendendo livros na Amazon.
Com seu perfil de vendedor criado, é hora de inserir os títulos que estarão disponíveis em sua loja. Existem duas formas de fazer isso, adicionar um livro que já esteja cadastrado no programa (vincular sua oferta a uma publicação existente) ou cadastrar o produto na Amazon (criar uma nova oferta) quando a obra ainda não estiver incluída no catálogo de mercado .
Quando o livro já estiver cadastrado na loja virtual, acesse o menu suspenso em “estoque”, clique em “adicionar produto” e encontre o título que deseja disponibilizar. Para maior comodidade, insira o ID do produto na caixa de pesquisa, que no caso de livros é o ISBN.
Você pode encontrar o código ISBN na contracapa do livro ou na ficha catalográfica, seja um livro físico ou um e-book. Em alguns casos você encontrará apenas o código de barras do livro, caso isso aconteça será necessário convertê-lo para a numeração correta. A decodificação desse número pode ser feita pelo aplicativo ou pelo site, bastando pesquisar por “Converter EAN para ISBN”.
Selecione o item desejado, clique em “vender este produto” e insira os detalhes da sua oferta, como o preço, o estado do livro, se é novo ou usado e a quantidade disponível.
Portanto, caso não encontre o livro no catálogo, clique em “adicionar um produto” e depois em “Estou adicionando um produto não vendido na Amazon”. Mas, selecione uma categoria de produto, neste caso ‘livros’, e insira informações sobre o item: ISBN, estado do livro, preço, quantidade, editora, título, descrição e imagens. Inclua também palavras-chave e termos de pesquisa para facilitar a pesquisa dos usuários.
Ou seja, em ambos os casos, você precisa criar um código SKU que será utilizado para identificar seus produtos, tornando-os mais fáceis de encontrar e também de gerenciar o estoque. Use caracteres naturais para criar código. Clique em “Salvar” e “Concluir” quando terminar e verifique se seu produto já está aparecendo corretamente em sua loja.
Certamente, investir na experiência do usuário ao comprar na Amazon é fundamental para fazer com que seus clientes queiram comprar novamente em sua loja. Para ficar sempre satisfeito, preste atenção na gestão de pedidos, o Seller Central possui diversas ferramentas para te ajudar nisso.
Contudo, caso o envio seja feito pelo vendedor, o programa disponibiliza um número de telefone para que você possa entrar em contato com o comprador se necessário até que a entrega seja concluída.
Ou seja, confirme o envio do pedido no prazo de 7 dias úteis a partir da data de envio especificada, caso contrário a venda automaticamente cancelada e você não receberá o pagamento dos livros. Mas, planeje cumprir os prazos de entrega e mantenha seu estoque atualizado para não correr o risco de vender mais do que o disponível em estoque.
Portanto, monitore mensagens e comentários enviados para sua página, procure responder rapidamente aos clientes, isso construirá uma relação de confiança com seus consumidores e agregará credibilidade à sua marca.
Além disso, os livros enviados dentro de dois dias úteis a partir do momento em que a Amazon envia o aviso de que a venda foi realizada. Mas, todos os vendedores do programa devem oferecer frete padrão, mas você pode oferecer outras opções, como frete internacional, frete expresso e frete prioritário (mais rápido).
Ou seja, caso não queira se responsabilizar pela embalagem e entrega dos livros, você pode optar pelo programa FBA – Amazon Logistics. Portanto, ao aceitar essa modalidade, você compra produtos e envia para o armazém da Amazon. Aliás, cabe ao nosso sistema logístico cuidar de todo o processo de entrega, devolução e troca, e você também tem direito a cadastrar sua loja no Amazon Prime onde o frete é grátis.
Ou seja, entre os mercados especializados vendidos na loja Amazon, os livros merecem destaque, já que a empresa começou como uma loja online nesta categoria e logo se tornou referência nesta área.
Então, aproveite para expandir sua própria empresa, descrever cuidadosamente seus livros, manter sua loja atualizada e compartilhar sempre os benefícios exclusivos de vender na Amazon para melhorar ainda mais seu desempenho.