Cajá veja as propriedades da fruta

Cajá veja as propriedades da fruta. No Brasil, é época de cajá! Essa fruta exótica, de cor amarelada e típica do norte e nordeste do país, atinge seu pico de safra durante o verão, proporcionando muito sabor, refrescância e nutrientes poderosos para a nossa saúde.  Com seu sabor peculiar, levemente ácido, há uma infinidade de maneiras de consumir o cajá, tornando-o uma ótima opção para incorporar à nossa dieta diária. Conheça alguns dos incríveis benefícios e principais propriedades nutricionais do cajá.

Entre suas principais virtudes nutricionais, o cajá é uma fonte rica de fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento do intestino, além de ser rico em vitamina C, o Cajá fundamental para fortalecer nosso sistema imunológico, e minerais como ferro, cálcio e fósforo, que promovem a saúde óssea e previnem doenças como a osteoporose.

De acordo com a nutricionista Paola Lisboa, o cajá é uma fruta rica em nutrientes e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada. A profissional destaca seis benefícios da fruta. Confira abaixo

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Benefícios do cajá na alimentação:

O cajá possui benefícios para a saúde cardiovascular, prevenindo doenças como AVC, derrame e infarto, devido ao seu alto teor de vitamina C que age como antioxidante natural, protegendo o organismo contra radicais livres. Além disso, a fruta é uma fonte rica de cálcio, magnésio e potássio, minerais essenciais na prevenção da osteoporose e outras doenças que afetam os ossos e músculos. O potássio também melhora a saúde circulatória, favorecendo a circulação sanguínea e evitando o entupimento das artérias. Por fim, o cajá contém uma grande quantidade de carotenoides, que contribuem para o bem-estar geral do organismo, deixando-o saudável e nutrido, como explicado pela nutricionista.

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O cajá é rico em ferro e contribui para a prevenção da anemia, doença que reduz o número de células vermelhas saudáveis no sangue.

Ou seja, e prejudica a circulação e a distribuição de oxigênio para os órgãos. Consumir alimentos ricos em ferro, combinados com vitamina C, que aumenta a absorção do mineral, é indicado para evitar a fraqueza e fadiga característica da anemia.

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Benefícios da fruta: 

Além disso, o cajá é um aliado para quem deseja emagrecer, pois possui baixo teor calórico. Associar o consumo da fruta com a prática de atividades físicas pode ajudar a obter resultados desejados.

Outra vantagem do consumo de cajá é sua capacidade de prevenir os sintomas da TPM nas mulheres. A fruta contém vitaminas A, B e C, que atuam nos hormônios femininos.

Certamente,  ajudam a evitar as oscilações de humor típicas desse período como explicado pela nutricionista.

Em resumo, o cajá é uma fruta com diversos benefícios para a saúde. Rico em vitamina C e ferro, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a anemia. Além disso, sua composição em minerais como cálcio, magnésio e potássio, contribui para a prevenção da osteoporose e a melhoria da circulação sanguínea. A fruta também é indicada para quem deseja emagrecer .

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