Nvidia com nova tecnologia com chip para melhor compreensão de IA. A Nvidia começará a vender um novo chip acelerador de IA ainda este ano. No entanto, parte do esforço da empresa para garantir sua liderança em uma revolução da computação. O chip mais rápido deve permitir que os desenvolvedores de IA acelerem suas pesquisas e construam modelos de IA mais avançados,. Mas, especialmente para desafios complexos, como entender a linguagem humana e dirigir carros autônomos.
O processador H100 Hopper, den Nvidia CEO Jensen desenvolveu Huang , que foi revelado em março, deve começar a ser vendido no próximo trimestre. O processador tem um volume enorme de 80 bilhões de transistores e mede 814 milímetros quadrados. Ou seja, o que é quase tão grande quanto fisicamente possível com as atuais instalações de fabricação de chips. Contudo, A CNET obteve uma prévia dos chips H100 Hopper e do novo edifício Voyage da Nvidia. Mas, que abrigará o trabalho de desenvolvimento de hardware e software.
O H100 compete com enormes processadores de IA que consomem muita energia. Então, como os AMDs MI250X, o Googles TPU v4 e a Intels, a próxima Ponte Vecchio. Esses chips são mais comumente encontrados no ambiente preferido para sistemas de treinamento de IA. Portanto, em data centers cheios de racks de equipamentos de computação e cruzados com grossos cabos de alimentação de cobre.
O novo chip incorpora a evolução da Nvidia de um designer gráfico para unidades de computação para videogames em uma potência de IA. A empresa fez isso adaptando GPUs para a matemática especial da IA, como multiplicação de números por matriz.
Os circuitos para acelerar a IA estão se tornando cada vez mais importantes à medida que a tecnologia encontra seu caminho em tudo, desde iPhones a Aurora, previsto para ser o supercomputador mais rápido do mundo. Chips como o H100 são essenciais para acelerar tarefas como treinar um modelo de IA para traduzir a fala ao vivo de um idioma para outro ou gerar legendas de vídeo automaticamente. Desempenho mais rápido significa que os desenvolvedores de IA podem lidar com tarefas mais exigentes, como veículos autônomos e acelerar seus experimentos, mas uma das maiores áreas de melhoria é a linguagem de processamento.
Treinar seu sistema de IA envolve o processamento de uma enorme quantidade de informações, incluindo áudio de 100.000 vozes, cada uma manipulada de várias maneiras para simular coisas como conversas em segundo plano e chamadas telefônicas ruins. É por isso que os avanços do H100, como memória expandida e processamento mais rápido, são importantes para os clientes de IA.
A Nvidia estima que seu H100 é seis vezes mais rápido que seu antecessor, o A100, lançado pela empresa há dois anos atrás . Uma área-chave que definitivamente se beneficiará é o processamento de linguagem natural. O domínio da IA, também conhecido como PNL, ajuda os computadores a entender seu idioma, resumir documentos e traduzir idiomas, entre outras coisas.
O sistema Palm AI do Google pode causar causa e efeito em uma frase, escrever código de programação, explicar anedotas e jogar o jogo do filme emoji. Mas as GPUs flexíveis da Nvidia são populares entre os pesquisadores. Por exemplo, a empresa-mãe do Facebook, Meta, lançou esta semana uma sofisticada tecnologia de NLP gratuitamente para acelerar a pesquisa de IA e roda em 16 GPUs Nvidia.
O H100 permite que pesquisadores de NLP e desenvolvedores de produtos trabalhem mais rápido, disse Ian Buck, vice-presidente do grupo Nvidias Hyperscale and High Performance Computing. O que levou meses deve levar menos de uma semana.
Portanto, uma tecnologia de IA desenvolvida pelo Google que pode avaliar o significado do contexto em torno das palavras e detectar relações sutis entre informações em uma área e outra. Dados como fotos, voz e texto usados para treinar a IA devem ser cuidadosamente rotulados antes do uso, mas os modelos de IA baseados em transformador podem usar dados brutos como rich text da web, disse Aidan Gomez, cofundador da startup. da linguagem AI Cohere.
Lê a internet. Ele consome a internet, disse Gomez, então o modelo de IA transforma esses dados brutos em informações úteis que capturam o que as pessoas sabem sobre o mundo. O efeito transforma minha linha do tempo em décadas quando se trata do ritmo de progressão da IA.
Todos nós nos beneficiamos da capacidade do H100 de acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de IA, disse Hang Liu, professor assistente do Stevens Institute of Technology. A Amazon pode identificar mais avaliações falsas, os fabricantes de chips podem projetar circuitos de chips melhor e um computador pode converter suas palavras em chinês enquanto você as fala, disse ele. Atualmente, a IA está mudando fundamentalmente quase todas as áreas da vida empresarial.
veja tambem nos web stories Nvidia: nova tecnologia de chip para aprendizado IA